ÉDIPO – Interpretação da Mitologia Grega

ÉDIPO
Interpretação da Mitologia Grega
Antonio Castanho Ferreira

Para não estendermos demasiadamente o estudo dos símbolos da mitologia, falemos apenas em mais um: o de Édipo, que simboliza a ação inexorável do Karma, da deusa Nêmesis como o personificavam os helenos. O rei de Tebas, Laio, ao se casar com Jocasta, procurou saber de Delfos se o seu casamento seria feliz. A resposta do oráculo foi que o filho que tivessem causar-lhe-ia a morte. Quando Jocasta deu à luz Édipo, seu pai mandou que o deixassem no Monte Cíteron. Salvo por um pastor, Édipo, ao se tornar homem, consultou o oráculo e foi-lhe dada esta resposta: “Édipo será o assassino de seu pai e de sua mãe; dele nascerá uma raça odiosa”. Exilou-se então e tomou o caminho da Fócida, mas um dia, numa estrada, encontrou-se com Laio, e este mandou deixar livre o caminho. Bateram-se, e Laio foi morto. Chegando a Tebas e encontrando esta cidade devastada pela Esfinge que devorava os que não respondiam às suas perguntas, apresentou-se diante do monstro. À pergunta: “Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio-dia e três à tarde?” – Respondeu: “O homem, pois que este, na manhã da vida, a infância, se arrasta sobre os pés e as mãos, ou seja, gatinha; ao meio dia, na plenitude da existência, só necessita de duas pernas; ao entardecer, isto é, na velhice, precisa apoiar-se numa terceira perna, num bastão”. A Esfinge, furiosa de ter sido decifrada, precipitou-se no mar. O rei Creon, irmão de Jocasta, deu-lhe então o prêmio que prometera ao vencedor da Esfinge: a mão de sua irmã, e o seu reino. Édipo, cujo nome significa literalmente “pés inchados”, é bem o símbolo da ação da Reencarnação e do Karma. Aliás, porque estavam inchados os pés se não fosse de tanto ele caminhar de vida em vida?

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Dharana nº 33 – 1970/1973 – pg. 67

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