Segundo o modo de entender da autora, o livro Quando Deus É Feito Homem – Uma História Contada Pelos Bichos, trata, sob o aspecto iniciático, o dilema do Arcanjo Rebelde, tema difícil de ser abordado, por não se poder dissocia-lo da Terra e nem da própria origem do homem. É baseado nos escritos do Professor Henrique José de Souza, ilustre baiano nascido em 15 de setembro de 1883, em São Salvador, Bahia, e falecido em 09 de setembro de 1963, na cidade de São Paulo.
Desejando passar parte desse intrincado mistério ao maior número possível de pessoas, mais ainda às crianças, a autora procurou interpretar, em linguagem o mais fácil possível, embora isso nem sempre tenha sido possível, os escritos do Professor Henrique, e, para tornar a leitura mais do agrado infantil, convidou o Reino Animal para fazer parte do livro, humanizado ao máximo os bichos, tornando assim a leitura mais amena.
Por ter sido banido do céu, o Anjo Rebelde perdeu todos os direitos que tinha, descendo então revoltado, para a Terra, e sem noção alguma de quem poderia ser, pois veio espiritualmente cego… Perdeu, também, direito a ter corpo físico para atuar na Terra, só podendo fazê-lo através de avatarização (influenciar)….
Como Senhor da Terra, mas tendo sonegado a função que lhe cabia, por razões que e ele julgava serem justas, o PAI decidiu convocar outro Arcanjo para fazer o trabalho do filho faltoso, a fim de que a terra não ficasse desamparada. Trabalho que até hoje o Arcanjo substituto faz, e continuará fazendo por muito tempo ainda, embora o Anjo Rebelde, já tendo sido julgado e redimido, desde então os dois trabalham juntos, vitória que a humanidade precisa tomar conhecimento, principalmente as crianças, para que não se passe para elas um sentimento de revolta contra esse Arcanjo tão infeliz…